sexta-feira, 13 de abril de 2012

Rissotto de bacalhau e pescada




Este blogue nasceu por inspiração de outros sobre estes temas, que tenho lido com gosto, por aí, mas também com a vontade de levar sugestões aos que se debatem com algumas dificuldades destes tempos. 

Muitas vezes, seja por falta de tempo, ou por falta de melhores recursos de vária ordem (bem comum nos dias que correr...), há que transformar alguns ingredientes aparentemente sem relação uns com os outros, ou mesmo em quantidades insuficientes, numa refeição para vários.


Ontem não tinha jantar feito, mas havia a famíliapara alimentar.  Então, recorri ao frigorífico e à despensa, em busca de "salvação".  Acabámos a saborear um risotto que ficou delicioso.

Deixo a receita, mas não a imagem, pois a foto não resultou.  Fica prometida para a próxima, mas garanto-vos que valeu a pena. 


Ingredientes:

- Bacalhau cozido, sem peles e espinhas;
- Pescada cozida, sem pele e espinhas;
- Legumes variados (usei feijão-verde, alho-francês, pimento e espinafres);
- Grão cozido;
- 2 tomates pelados;
- cebola;
- 4 dentes de alho;
- azeite;
- sal, pimenta, manjericão;
- 250 gr de arroz arbóreo (risotto)


Preparação:
Para começar, aqueça água e mantenha-a quente, pois vai  necessitar dela.


Pique a cebola e o alho e leve a refogar um pouco, no azeite.  Junte o tomate, cortado aos pedaços e envolva.  Deixe cozinhar um pouco.    Junte os legumes, o grão, o sal, o pimenta e o manjericão, bem como água quente até cobrir bem este preparado.   

Depois de levantar fervura, acrescente o arroz e vá acrescentando água quente aos poucos, à medida que vai sendo necessário, para que a cozedura aconteça.  Deverá ficar cozido, mas com caldo.  Contudo, não coloque a água necessária toda de uma vez, pois o resultado seria bem diferente e não tão feliz.

Quando estiver quase a terminar a cozedura do arroz, junte o bacalhau e a pescada e envolva.  Salpique com coentros picados e sirva.

A foto é de arroz arbóreo e retirei-a da net.

Só mais uma nota:  se não tiver risotto (arroz arbóreo) , use arroz carolino.

Sem comentários:

Enviar um comentário